Inbound Marketing: atraia mais clientes para sua empresa
O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é o conjunto de estratégias traçadas para atrair pessoas interessadas no negócio e convertê-las em clientes. O foco principal do Inbound Marketing é o relacionamento, onde a empresa procura atrair o potencial cliente nutrindo-o com conteúdo relevante.
Atraído por uma mensagem de seu interesse, o cliente fica mais aberto a receber informações dessa empresa passando a confiar mais nela.Certamente, será muito mais fácil convencê-lo a adquirir seus produtos ou serviços após criado um relacionamento de confiança.
Atraindo clientes através do Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas no Inbound Marketing, e consiste em oferecer conteúdo útil e relevante para chamar a atenção e atrair o potencial cliente.
Esse conteúdo é oferecido a um público que será impactado quando estiver pesquisando alguma informação específica, como sanar dúvidas sobre determinado assunto, por exemplo. O conteúdo ajudará o público em momento de precisão.
Trabalhando com conteúdo relevante, a empresa torna seu público potencial mais informado sobre seu segmento sem parecer invasivo, pois nesse tipo de estratégia, é o cliente que procura a empresa, e não o contrário, como no marketing tradicional.
O Marketing de Conteúdo informa de forma detalhada e com autoridade, sobre assuntos relacionados à sua marca ou produtos e atrai pessoas com grandes chances de se tornarem verdadeiros clientes. Pois, se seu conteúdo foi de encontro à determinada pessoa, significa que naquele momento ela tem a necessidade de adquiri-lo, aumentado as chances da concretização da venda.
O Marketing de conteúdo pode-se utilizar de vários formatos, como textos, vídeos, post em mídia social, e-mail marketing e etc. O que vai garantir a eficácia desse conteúdo é a qualidade do material e sua relevância.
Atrelar o conteúdo à jornada de compra do cliente potencializa os resultados. Dessa forma, cada cliente só receberá conteúdo relacionado ao seu estágio de interesse pela empresa. Por exemplo, se um cliente acabou de conhecer o produto, os primeiros conteúdos irão educa-lo sobre sua importância e necessidade. Consequentemente, conforme seu interesse for aumentando, mais específico se torna o conteúdo, até finalmente chegar ao momento da conversão em venda.
O conteúdo deve mostrar a autoridade da empresa no assunto fazendo com que audiência confie na informação prestada e a considere para uma compra futura.
Nutrindo clientes com o uso do E-mail Marketing
Depois de atrair a atenção das pessoas certas para o seu negócio, será preciso convencê-las a se tornarem seus clientes mantendo o interesse delas pela sua marca.
O Email Marketing pode te ajudar nessa tarefa entregando o seu conteúdo para as pessoas certas, ou seja, que mostraram algum interesse por sua empresa.
O Email-marketing não necessariamente precisa falar de vendas trazendo uma publicidade agressiva. Utilize o conteúdo como um meio para nutrir e educar seus leads sobre assuntos relacionados aos seus produtos e serviços.
De forma sutil, desperte no lead a necessidade por seu produto. Assim, criado o caminho, logo, logo ele chegará ao passo mais importante da jornada. A efetivação da compra.
A mensagem para utilização no email marketing é totalmente adaptável. Pode-se utilizar textos, imagens, links, gifs. Dependendo do público a se atingir, o conteúdo pode ser totalmente personalizado, criando um relacionamento mais pessoal com o público. Isso aumenta a aceitação e assimilação da mensagem.
Utilizar o Email Marketing como ferramenta de comunicação e divulgação da sua empresa para clientes ou potenciais clientes pode ser extremamente proveitoso. Comparado a outras formas de publicidade, o email Marketing tem baixo custo e ótimo retorno. Vale a pena investir.
Planejamento de Inbound Marketing para gerar resultados
Gerar conteúdo relevante que desperte interesse é uma estratégia inteligente e de resultados. Mas, vale ressaltar que toda estratégia de marketing, seja qual for, precisa estar atrelada a um ótimo planejamento.
Tenha bem claro qual público quer atingir e conheça exatamente quais são suas dores e necessidades. São essas informações que garantirão que você realmente está entregando o que esse público precisa. Do contrário, você estará investindo esforços na produção de conteúdo que nunca trará os resultados que almeja, pois não estão atingindo quem precisa.
Traçado o planejamento e a ativação das ações de Inbound Marketing, vá monitorando de perto o desempenho das estratégias. Não tenha medo de fazer alterações. Se certo conteúdo não está tendo desempenho como planejado, adapte e tente novamente. Acompanhar métricas é importantíssimo para manter a estratégia no caminho certo.
Utilizando as ferramentas certas e investindo no planejamento e produção de conteúdo relevante, é possível colher ótimos resultado através do Inbound Marketing.
Aqui na agência Midia Proativa nós podemos te ajudar a implementar essa estratégia na sua empresa e atrair os tão almejados clientes! Entre em contato conosco. Vamos traçar esse caminho juntos.