SEO

Otimização SEO: a estratégia para alavancar a visibilidade e o tráfego do seu site

Otimização SEO

O SEO (Search Engine Optimization), em tradução literal, Otimização para Mecanismos de Busca, é o que o seu site precisa para ser visto. Essa otimização envolve uma série de estratégias que visam alavancar o posicionamento do site nos resultados de busca orgânica, gerando mais tráfego e relevância para o site.

A classificação do seu site nos mecanismos de busca como Google e Bing, podem, (e vão) influenciar muito nos resultados de suas campanhas de divulgação, afinal, quem não é visto, não é lembrado. Desta forma, estar entre os primeiros resultados de busca, faz com que o seu site tenha maiores chances de ser acessado, pois além de ser mais facilmente encontrado, a ideia de site bem posicionado está atrelada à relevância e importância de seu conteúdo.

1. O que é SEO?

A Abreviatura SEO vem do termo Search Engine Optimization, que significa Otimização para os Mecanismos de Busca. Os mecanismos de busca são aqueles utilizados para realizar pesquisas na internet, como Google e Bing.

O SEO, por sua vez, é o conjunto de técnicas utilizadas para fazer com que um site consiga um bom posicionamento nos resultados das pesquisas nesses mecanismos. Portanto, ter um bom posicionamento nas buscas irá tornar o site mais visível tendo a chance de aumentar seu volume de tráfego.

Quanto mais o seu site estiver no topo dos resultados de buscas, maiores são as chances de obter acessos. Isto por quê a maioria dos usuários tende a dar importância apenas à primeira página de resultados e quase nunca acessam as páginas posteriores. Então, estar na primeira página do Google pode ser um fator essencial para o sucesso do tráfego do site.

Para aparecer no topo das buscas do Google, o site deve ter conteúdo relevante e obedecer uma série de regras relacionadas à usabilidade. A Otimização SEO consiste em fazer com que o site seja considerado relevante e funcional a ponto de ter preferência no ranking de buscas.

2. Dinâmica de rankeamento do Google

Antes de iniciar um trabalho de SEO é importante entender como o Google avalia os sites para classifica-los no ranking.

Os resultados de busca do Google são divididos em resultados pagos (links patrocinados) e resultados orgânicos (gratuitos). Os resultados pagos aparecem em primeiro lugar nas buscas e são sinalizados como “Anúncio”. Os resultados orgânicos aparecem logo abaixo na lista, e são esses resultados que são ordenados pelo Google conforme a sua relevância.

Para que um site seja considerado bom pelo Google, são levados em consideração três fatores:

  • Reputação do site: fatores técnicos relacionados à estrutura do site, como velocidade de carregamento, estabilidade do provedor e outros quesitos de funcionalidade do site.
  • Autoridade do site: grau de relevância do conteúdo (textos e imagens) considerando o seu seguimento.
  • Popularidade do Site: quantidade e qualidade de links externos que sejam relacionados ao tema do site.

3. Principais fatores de rankeamento

Existe uma infinidade de fatores de rankeamento que são considerados pelo Google. Nesse artigo, destacaremos os fatores básicos de uma Otimização SEO. Esses fatores são classificados como fatores On Page e fatores Off Page.

Fatores On Page

Os fatores on page são aqueles trabalhados na parte interna do site. São eles que terão maior relevância no rankeamento, pois determinam se o conteúdo do site tem relação com o termo buscado pelo usuário.

Dentre os fatores de otimização SEO on page podemos destacar:

 Uso de palavra-chave: utilize no conteúdo palavras-chaves relacionadas ao negócio que tenham grande volume de busca e pouca concorrência.

 Design responsivo: site adaptável a dispositivos móveis, como smatphones e tablets.

 Tempo de carregamento: páginas com rápido carregamento. Velocidade otimizada.

 Qualidade e quantidade de conteúdo: construção de conteúdo relevante que mostre autoridade no assunto, utilizando a palavra-chave.

 Title tag: definição do título que representará a sua página nas SERPs (páginas de resultados) do Google.

 Meta Description: descrição que traduz para o usuário qual é o assunto abordado na página do site.

 URLs amigáveis: utilizar as palavras relacionadas ao conteúdo abordado na página nas URLs de endereço do site.

 Heading Tags: Otimização de títulos e subtítulos (headings H1, H2 e H3) para destacar o conteúdo e aumentar sua importância para os buscadores.

 Otimização de imagens: nomear todas as imagens conforme o conteúdo da página e inserir um texto alternativo (alt text) para que possam ser lidas pelos mecanismos de busca. O alt text da imagem pode ser a tradução literal da imagem ou trazer a palavra-chave do conteúdo. Ele será aparecerá no lugar da imagem caso haja problemas de exibição.

 Links internos: links que relacionam o conteúdo de uma página a outra. A linkagem interna aumenta a relevância do conteúdo da página para os buscadores além de apresentar outros conteúdos relacionados para o usuário, que tende a permanecer mais tempo no site.

Fatores Off Page

Os fatores off page são aqueles externos ao site, mas que influenciam em sua autoridade.

Na otimização off page utiliza-se a estratégia de backlinks, que são links de qualidade em outros sites e páginas apontando para o seu site. Quanto mais links do seu site forem compartilhados em outras páginas relacionadas ao seu seguimento, maior será o seu nível de autoridade e relevância para o Google.

Link Building: a técnica de ter o seu site indicado por outras páginas por considerarem o seu conteúdo como de qualidade. Quanto mais sites relevantes te indicarem, maior será a sua autoridade diante do Google. Nessa técnica é importante se relacionar com sites que façam parte do seu seguimento, pois afirma que tanto o site que indica quanto o site linkado têm autoridade para tratar do assunto e questão.

4. Vantagens da estratégia SEO

Diante de tudo que estudamos nesse artigo, talvez a estratégia de Otimização SEO pode ter lhe parecido algo complicado e que demanda muito tempo de execução. Realmente, aplicar a Otimização SEO em um site ou página é um processo criterioso e, por vezes, técnico demais. Mas acredite, os resultados são realmente recompensadores.

Então, vamos às vantagens de se investir em uma estratégia de SEO:

Volume de tráfego orgânico

Aumente o volume de visitas no seu site sem investir em mídias pagas. Estando bem posicionado nos resultados de busca, as chances de cliques no seu site são exponencialmente elevadas.

Investimento em seu próprio patrimônio

A Otimização SEO é implementada no próprio site da empresa, ou seja, em algo que realmente te pertence e que já está na internet. Sendo assim, não será preciso investir em outras mídias ou criar novas oportunidades. Investir no seu próprio site é valorizar ainda mais o seu patrimônio.

Maiores chances de conversão

O SEO não só torna seu site mais visível, atraindo o público para ele, como também valoriza o seu conteúdo. Já dentro do site, se a experiência desse visitante for satisfatória, a chance dele se tornar um cliente da sua empresa será muito maior. Atraia potencias clientes aparecendo para eles nos resultados de busca e os converta em clientes otimizando seu conteúdo.

Torne-se referência no seu segmento

A classificação do seu site nos resultados de busca está intimamente ligada à relevância do seu site. Se o site está nos primeiros resultados, apresentando conteúdo que resolva os problemas das pessoas, este com certeza é um site de referência e autoridade. Utilize os fatores de rankeamento a seu favor e esteja adiante de seus concorrentes.

Mensure o desempenho da estratégia

Uma das grandes vantagens das ações implementadas na internet, é que elas podem facilmente ser monitoradas. Com o uso de ferramentas de análise, como por exemplo, o Google Analytics, você pode acompanhar de perto o desempenho do seu site após a otimização SEO. Os dados gerados irão lhe ajudar a avaliar o retorno da otimização, além de guia-lo em decisões relacionadas a novas estratégias.

Vale ressaltar que uma estratégia de SEO não mostrará resultados da noite para o dia.  O esforço dedicado ao SEO é contínuo, sendo uma estratégia de médio a longo prazo.

Trabalhando de forma continua no seu site, você perceberá que o seu crescimento também é constante. Os resultados farão todo o trabalho valer a pena.

 

Quer utilizar a Otimização SEO para alavancar os resultados do seu site? Então, entre em contato conosco e saiba como nossa equipe especializada pode te ajudar nessa tarefa.

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