Marketing Digital: o que é e como ele pode ajudar o seu negócio
Marketing Digital é conjunto de estratégias voltadas para promover marcas, produtos e atrair novos clientes utilizando para isso os canais online.
Não se pode negar que o acesso à internet tornou-se realidade para grande parte da população. Todos os dias, milhões de pessoas usam a internet para acessar as redes sociais, portais de notícia, assistir vídeos e tantas outras atividades que tornaram-se parte da rotina.
Para as empresas, essa nova realidade pode representar uma grande oportunidade de encontrar e se relacionar com consumidores de diferentes perfis. É nesse ambiente online que as estratégias de Marketing Digital funcionam como uma ponte que liga as empresas aos seus potencias clientes.
O Marketing Digital pode ser uma ótima oportunidade para construir relacionamentos com o público e alavancar vendas. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa estratégia e as vantagens que ela oferece.
O que é Marketing Digital?
Como você viu na introdução desse artigo, o Marketing Digital é caracterizado por um conjunto de esforços voltados para divulgar uma marca ou produto no ambiente online. Para tal, pode-se utilizar canais como redes sociais, sites, blogs, email, podcasts e outros, dependendo da estratégia de marketing da empresa.
O grande diferencial do Marketing Digital para o marketing tradicional é que ele tem foco no relacionamento, buscando estreitar a relação com os consumidores. Nesse tipo de estratégia, as empresas querem conhecer melhor seu potencial cliente, suas necessidades, suas dores… E nesse contexto, estar preparado para atender de forma personalizada o seu desejo convertendo-o em cliente fiel de sua marca.
Na internet as coisas acontecem muito rápido e num estalar de dedos, uma mensagem foi divulgada, uma centena de pessoas visualizaram e deram seu feedback sobre o assunto que no momento seguinte já não importa mais.
Como chamar a atenção e ser relevante num ambiente tão mutável quanto a internet? O Marketing Digital tem como objetivo utilizar ferramentas específicas que construam a mensagem certa e a apresentem para as pessoas certas no momento em que elas mais necessitam. Ou seja, é tornar a sua marca importante para as pessoas que realmente precisam dela.
Dependendo do público e objetivo de marketing da empresa, podem-se utilizar diferentes estratégias para alcança-lo. Dentre elas podemos citar as que mais vêm se disseminando e mostrando bons resultados: o Marketing de Conteúdo, o Inbound Marketing e o SEO. Essas estratégias podem ser aplicadas a vários canais online, como por exemplo, as redes sociais, sites e blogs como forma de aumentar a presença digital da empresa e torna-la mais relevante para o público.
As vantagens de se utilizar uma estratégia de Marketing Digital
CONSTRUÇÃO DE REPUTAÇÃO
Estabelecer uma presença online para a empresa é importantíssimo, afinal, é na internet que seus potencias clientes estão a todo momento procurando informações para sanar alguma dúvida ou simplesmente buscando conhecer algo novo. Seja a empresa que vai responder às necessidades desse público.
Uma boa estratégia de Marketing Digital irá tornar a empresa bem vista e disponível para aqueles que necessitam de seus serviços e produtos. Se no mercado as empresas maiores acabam por ter mais visibilidade por terem mais recursos, na internet a competitividade põe as empresas pequenas de igual para igual com as grandes. O que vai diferenciá-las é a relevância do conteúdo apresentado ao público que fará com que sua reputação online seja melhor ou pior que a concorrente. A construção de uma boa reputação será a chave para bons resultados.
SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICO ALVO
Uma estratégia de marketing terá resultados muito mais satisfatórios se for feita pensando em público específico, público este, de interesse da empresa. A possibilidade de segmentar o público alvo é uma das grandes vantagens do Marketing Digital. Através de ferramentas aplicadas a cada canal online, é possível identificar o perfil dos usuários, podendo levantar dados como sexo, faixa etária, preferências e assuntos de interesse mais buscados. Além de poder mapear todos os passos do cliente na internet.
A segmentação permite conhecer melhor o seu público e suas necessidades. Daí o próximo passo é elaborar uma estratégia que vá de encontro com essas necessidades. O resultado são ações mais assertivas com menos recursos de tempo e investimentos.
ENGAJAMENTO COM O PÚBLICO E FEEDBACK
O mais interessante da internet é que ela aproxima as pessoas e o mesmo pode ocorrer no que diz respeito a empresas e consumidores. A interatividade torna a comunicação empresa/cliente muito mais entrelaçada. Se por um lado empresa que estará ali oferecendo seu produto e suas condições, por outro, está o cliente que tem a possibilidade analisar e opinar sobre o que está sendo oferecido.
Essa comunicação mais próxima fortalece a relação do cliente com a marca, fazendo-o se sentir ouvido e importante. A marca, por sua vez, tem a oportunidade de conhecer o feedback do cliente, o que para as empresas é extremamente relevante, pois permite saber o que está funcionando, ou não, em sua comunicação.
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS
Você saberia dizer quantas pessoas viram o anúncio da sua empresa no jornal? E, quantas dessas pessoas decidiram comprar o seu produto depois de ver esse anúncio?
Mensurar os resultados de campanhas de publicidade tradicionais não é fácil e, mesmo que possível, provavelmente não trará resultados totalmente precisos.
Nesse sentido, o Marketing Digital nos dá muito mais recursos para poder mensurar resultados. É possível saber exatamente quantas pessoas estão sendo alcançadas pelos seus anúncios, bem como quantas delas realizaram alguma ação proveniente dele, como realizar uma compra, por exemplo. Levando em consideração o objetivo traçado para a campanha, utiliza-se métricas precisas, para saber o ROI (Retorno sobre Investimento) da campanha, ou seja, se de fato o investimento compensa o resultado obtido.
Acompanhado de perto as métricas das campanhas nos permite ajustá-las conforme o seu desempenho. Se um anúncio não está alcançando o resultado esperado, será preciso utilizar uma nova forma de divulgação que atraia a atenção dos clientes.
CUSTO-BENEFÍCIO
À primeira vista, utilizar o Marketing Digital pode parecer algo que irá demandar um alto custo. Mas acredite, diante de tantos benefícios, o custo de se utilizar dessa estratégia é baixo e acessível, mesmo para as pequenas empresas. Além do mais, as vantagens e resultados positivos do Marketing Digital irão balancear a relação custo-benefício.
Diferentemente das formas de publicidades tradicionais, nas mídias digitais, a cobrança é feita com base nos resultados obtidos, sendo assim, se não obteve os resultados esperados, você não paga por isso. Por exemplo, se o objetivo da campanha for gerar cliques no anúncio, a cobrança é feita no modelo CPC (Custo por Clique), quanto mais cliques, mais investimento. Outros exemplos são o CPA (Custo por Aquisição) e CPM (Custo por Mil Visualizações).
É importante salientar que para uma estratégia de Marketing Digital gerar resultados satisfatórios e cumprir o seu objetivo, é preciso que esta seja bem planejada e feita nos canais online que mais se adequam ato tipo de negócio e público. Aplicando corretamente o investimento e as ferramentas disponíveis, o resultado do Marketing Digital tende a ser bastante positivo.
Acredita que o Marketing Digital pode ajudar o seu negócio a ter sucesso? Entre em contato conosco e saiba como nós podemos te ajudar a montar uma estratégia perfeita para os seus objetivos.