Site institucional: crie um e torne sua empresa mais competitiva
Hoje em dia é difícil encontrar uma empresa de sucesso que não esteja na internet. Internet e sucesso, essas duas palavras podem estar extremamente relacionadas. Várias empresas já investiram na criação de um site próprio.
Ter uma presença digital deixou a muito de ser uma questão de escolha. Hoje é essencial que uma marca seja presente no ambiente virtual tanto quanto no ambiente off-line. Afinal, o número de usuários da internet só cresce, ou seja, se sua empresa precisa ser vista por potenciais clientes, é na internet que ela deve se fazer presente.
Como ter uma presença digital? Garantindo uma propriedade virtual para sua marca através da criação de um site próprio. Isto por quê, ele torna sua marca mais visível para os visitantes através dos mecanismos de busca, além de atribuir à sua empresa mais credibilidade e autoridade, pois demostra que ela se importa em disponibilizar informações importantes sobre seu negócio e mercado de atuação.
Ter um site com domínio próprio para a sua empresa é se colocar à disposição em um ambiente onde as pessoas estão a todo momento em busca de informações para sanar dúvidas, dúvidas estas, muitas vezes relacionadas a decisão de compra. Sua empresa estar lá na hora que as pessoas precisam dela, pode ser fator determinante para te colocar à frente de seus concorrentes.
Ainda não se convenceu da importância de criar um site para sua empresa? Então, vamos listar uma série de vantagens que fazem dele um grande aliado para tornar o seu negócio mais competitivo.
1. Use seu site para ser encontrado pelos seus potenciais clientes
Quando você tem dúvida se compensa ou não comprar determinado produto, o que você faz? É quase que certo que você irá pesquisar no Google tudo sobre esse produto para poder tomar essa decisão de forma mais consciente.
Ter um site próprio da sua empresa é permitir que ela seja encontrada por essas pessoas que sanam suas curiosidades através da internet. Se as dúvidas delas estão relacionadas aos produtos ou ao nicho que sua empresa atua, então, estar visível na internet te torna mais competitivo em relação à atenção dessas pessoas.
Crie um site que torne a sua empresa e seus produtos, a solução para as dores da sua audiência. Para isto, ele oferecer conteúdo de relevância para o seu público, tornando-o atrativo. Para ser encontrado pelas pessoas é preciso ser visto. Para tal, garanta que o site da sua empresa tenha uma boa otimização que garanta que ele seja mostrado nos primeiros resultados de busca no Google. Quanto mais visível, mais fácil de ser encontrado.
2. Esteja sempre disponível
Diferente do escritório físico do seu negócio, um site não precisa de um horário estipulado para funcionar.
Na internet, o site está disponível 24h e seus visitantes poderão conhecer mais sobre sua empresa a qualquer momento. Seja durante o horário de almoço, ou durante a madrugada, esteja sempre disponível para quem tem interesse no seu negócio.
3. Gere mais autoridade para sua marca
Quanto mais conhecida a marca, mais esta inspira credibilidade e confiança. Se sua empresa já está bem visível aos visitantes, apresentando um site em que eles possam pesquisar sobre seus produtos e serviços, agora é hora de mostrar que você sabe e entende muito bem o seu negócio.
Um site funcional e com conteúdo relevante torna-se muito atrativo. Ter um site já mostra que a empresa é comprometida com seu público, mas é o conteúdo do site que irá distingui-la das demais. Quanto mais profissional, atualizado e repleto de conteúdo que realmente vá de encontro às necessidades dos clientes, mais o site irá ganhar relevância e autoridade.
Desenvolva um site com aquilo que realmente interessa à sua persona e torne-se autoridade no seu seguimento.
4. Crie relacionamento com o seu público
A internet possibilitou uma interação entre marcas e público que antes não possível na publicidade tradicional. Nesse ambiente, é possível se relacionar com o público de forma mais pessoal, recebendo seu feedback quase que instantaneamente à divulgação de algum material da empresa.
Nesse cenário, o site pode ser um ótimo canal de relacionamento com clientes e potenciais clientes. Alinhando às redes sociais, por exemplo, é possível compartilhar posts com conteúdo do site e promover o engajamento do público com a marca através de suas páginas sociais.
Outra opção bastante interessante é a implementação de um chat de atendimento ao cliente diretamente no site da empresa. Assim, se surge alguma dúvida no momento da navegação, essa pode ser sanada imediatamente. Uma página com perguntas frequentes também pode ser uma forma de se relacionar com o público, facilitando ao máximo sua jornada de compra.
Há infinitas formas de utilizar o site para atender o seu público. Tenha sempre em mente que a experiência dele no seu site deve ser confortável e atrativa. É dessa forma que você tornará a opinião do público e, uma futura venda, muito mais positiva.
5. Expanda o seu negócio
O crescimento do negócio é um dos principais objetivos das empresas. Atrair mais clientes e aumentar o volume de vendas são fatores determinantes para a empresa se desenvolver e conseguir se manter no mercado.
Como já foi dito antes, utilizar um site com domínio próprio da empresa é uma ótima estratégia para atrair potenciais clientes. Através dele, é possível gerar “leads”, que são pessoas ou outras empresas que têm interesse pelos seus produtos e serviços. Quanto mais acessos você recebe em seu site, mais leads você gera e maiores são suas chances de converter esses leads em clientes e vendas efetivas.
Utilizando uma estratégia de Marketing Digital bem estruturada, você pode desenvolver táticas para atrair mais e mais acessos de qualidade, passando a trabalhar com um público que realmente tenha interesse pelo seu negócio.
Ter um site próprio para sua empresa ainda permite que o seu negócio não esteja preso à uma localização geográfica. Na internet não há limites de até onde a sua marca pode chegar. Torne sua empresa conhecida além da cidade ou estado em que ela está estabelecida e alcance um público muito maior através da internet.
6. Alavanque suas vendas
Se as pessoas já chegaram até o seu site, significa que a sua marca se tornou interessante para elas em um determinado momento. Se já as atraiu para o site, já as transformou em leads, se relacionou de alguma forma com elas, é chegado o memento de transformá-las em verdadeiros clientes, concretizando vendas.
O site será importante funcionando como apoio na realização das vendas. Apresentar seus produtos e serviços bem discriminados com todas as vantagens que eles oferecem e até mesmo o preço de cada item, tornará a decisão de compra do visitante muito mais assertiva, que nesse momento se sente muito mais confiante para ir em busca de concretizar a compra.
Em e-commerce, a compra é feita ali mesmo no site, mas isso não significa que não se deve investir esforços em seu conteúdo. Atente-se para disponibilizar todas as informações pertinentes ao produto oferecido, como descrições detalhadas, imagens que ilustrem o design do produto e tudo mais que esteja envolvido em sua aquisição. Mais uma vez é a hora de provar a credibilidade e autoridade da sua marca naquilo que está oferecendo.
O site será o cartão de visitas virtual da sua empresa. Se bem desenvolvido, pensando em funcionalidade e conteúdo relevante, o site só tem a favorecer o seu negócio. Atraia mais leads e aumente seu volume de vendas oferecendo o que a sua audiência carece. Os resultados a longo prazo podem ser surpreendentes.
Agora que você conhece as vantagens que um site oferece, que tal desenvolver uma para a sua empresa? Entre em contato conosco. Na Midia Proativa desenvolvemos sites personalizados à necessidade de cada cliente. Podemos te ajudar a criar um site eficiente para o seu negócio.